segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Considerações sobre Tele-esperas para empresas, indústrias e conglomerados.

Eu tenho atuado no trabalho na produção das mais variadas peças sonoras. São 30 anos no ramo. Destaco a produção de textos, criação publicitária e desenvolvimento de projetos.Nos últimos anos tenho percebido um aumento no número de Empresários solicitando Tele-esperas. Esse avanço tem se dado em razão dos resultados. A espera,além de proporcionar menos stress pra quem está ligando, é uma oportunidade para que os clientes possam ficar por dentro das novidades da empresa. Nas empresas onde o atendimento costuma demorar um pouco mais, o recomendável é que tenham uma certa variedade de material para ser veiculado na Espera-telefônica, a fim de não cansar quem eventualmente esteja ouvindo. Existem muitas formas de se fazer essa variação.O ideal é que todo e qualquer formato obedeça a lógica de frases curtas, que não dependam umas das outras para sua real compreensão, exatamente ao contrário do que se ouve , onde as esperas são longas e com frases dependentes umas das outras. Isso diminui a eficácia do sistema de marketing..A qualidade do material ouvido numa espera é fator extremamente importante.Dependendo, pode se tornar um trabalho de áudio cansativo pra quem ouve. Portanto , quando se produz uma boa espera o cliente gosta e não se cansa. Porém, dependendo do grau de qualidade do material de determinadas esperas telefônicas , ouvi-las sempre que seja necessário ligar para determinadas empresas, é tarefa realmente penosa (mesmo porque, na maioria dos casos, o cliente pode não estar assim, muito contente por ter de esperar), podendo ser bastante negativo para a empresa uma espera de má qualidade, sendo preferível muitas vezes, a própria musiquinha chata dos PABX, com a qual os usuários de telefone já estão acostumados como algo comum, se bem que a tal musiquinha é um pé no s....
Lembre-se :no caso da musiquinha, se puder evitá-la, melhor. Um dos grandes problemas que vejo constantemente, quando se fala de Esperas , é a qualidade do material veiculado, desde a produção (que em muitos dos casos é feita sem qualquer técnica, gravada por empresa não capacitada ) ou ainda, com voz não profissional, pela própria recepcionista da empresa (que não é obrigada a fazer um trabalho bom de se ouvir, por não ter estudado para isso e por não contar com as indispensáveis condições técnicas - de equipamentos e de acústica para tal gravação), até os equipamentos usados para a reprodução, que muitas vezes deixam a desejar, proporcionando um som de péssima qualidade.Por acreditar que o melhor caminho para a elaboração e produção de uma Tele-espera, seja a terceirização, com a contratação de profissional ou empresa de comprovada competência para esse fim. Dicas básicas sobre detalhes importantes na produção e elaboração de Esperas-telefônicas de qualidade, para tentar evitar que as pessoas responsáveis pela contratação de serviços, não se sintam levadas a comprar "gato por lebre".
Particularmente, eu não indico que a reprodução seja feita a partir de tocadores de CD, porque com o uso constante, há um desgaste no leitor óptico desses aparelhos, inutilizando-os por completo, com pouco uso, terminando por desiludir o empresário, fazendo com que ele deixe de lado essa excelente oportunidade de marketing. Também não recomendo o uso de umas plaquinhas chamadas de Eprons, desenvolvidas por algumas empresas, especialmente para uso na telefonia, porque a maioria dessas "maravilhas" em termos tecnológicos, só podem ser reprogramadas com novas gravações, pela empresa que as produziu e, para uma espera telefônica (em que novos conteúdos e/ou formatos devem ser uma constante) isso pode ser muito ruim, obrigando a que o contratante esteja sempre preso aos fornecedores do tal produto, sem falar na demora entre o envio da eprom para o fabricante, troca da gravação e devolução da plaquinha reprogramada, para que sua empresa possa usá-la outra vez.Enfim... uma dor de cabeça. Diante disso, você ainda poderia usar um dos computadores da empresa que tenha quite multimídia, mas tal uso exigiria em alguns casos, um filtro de linha para evitar ruídos, além de tirar a possibilidade de se ouvir qualquer coisa nesse computador e, sinceramente, considero tal utilização não muito viável, proporcionalmente falando.
Com o advento dos gravadores digitais, disponíveis nos mais variados modelos e marcas, com uma gama enorme de formatos e capacidades de memória, sou obrigado a me render a eles para o uso na reprodução de Esperas-telefônicas, porque permitem a alteração fácil e rápida do material a ser reproduzido, com um mínimo de complicação. Você só precisa procurar por um modelo que permita a troca de arquivos (no caminho de ida e volta) entre o microcomputador e o gravador, a partir de uma conexão USB, ou que grave a partir de um microfone externo ou ainda, de algum aparelho de som, e que possa ser usado com fones de ouvido (de preferência, um que aceite fontes externas de alimentação para que possa ser ligado também na energia elétrica). Você só precisa se certificar que o volume do som ouvido no fone, não seja muito baixo, para que ele possa funcionar bem quando for colocado na sua central telefônica. No caso de gravadores digitais que só aceitem microfones externos, você deverá pedir para um técnico de som providenciar um cabo de ligação que tenha numa ponta um plug stereo para ser ligado na saída de um aparelho de som ou na saída de fone das caixinhas do computador e na outra ponta, um falso mono (quando soldamos as duas pontas dos positivos do stereo no positivo do plug mono), para ser ligado na entrada do microfone externo, facilitando a substituição das gravações sempre que isso for necessário.Para que um gravador digital possa ser usado na reprodução de Esperas , faz-se necessário também, um cabo com falso mono (quando o técnico solda os dois positivos de um plug stereo no positivo de um cabo mono) para que seja possível a ligação da saída de fone do gravador digital (que é stereo), na entrada da central telefônica (que normalmente é mono).Assim, fica muito fácil a exploração dessa fantástica ferramenta de marketing, bastando você contratar um profissional que faça as gravações e mande para você pela Internet ou a partir de um CD, para que novos conteúdos sejam incluídos (sem grandes atropelos) na Espera da sua empresa.
Quando tudo estiver instalado e funcionando, convêm que, pelo menos a cada novo dia de trabalho, seja feita uma checagem no mecanismo de reprodução, para que não se tenha surpresas desagradáveis, como é o caso de volume auto ou baixo demais (entre outras possibilidades, que podem incomodar por demais quem esteja ouvindo). Sobre a produção de um espera, a mesma deve ser elaborada a partir de frases curtas que possam ser compreensíveis, mesmo quando ouvidas em separado umas das outras (porque nunca saberemos em que ponto começou ou terminou a audição de uma Espera). A voz não pode ser carregada de vícios de fala, soando o mais próximo possível do jeito de falar das pessoas comuns) Cada empresa, de acordo com sua política e com seu nicho de clientes, necessitará de um tipo de Espera , algumas mais soft, outras mais varejão, umas mais sóbrias, outras mais alegres, só para dar uma ideia.Deixe-me aproveitar pra vender o meu peixe...Seja qual for estilo, fale comigo pelo (43) 98803-2885 

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