sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A arte de gerir pessoas

A atual era da informação e da tecnologia nos coloca uma questão inquietante:
Como gerir e aproximar pessoas em um tempo onde os indivíduos estão cada vez mais individualistas e focadas no ganho pessoal? Durante anos, a máxima foi: “cobre resultados e exija o máximo de seus subordinados”. Hoje sabemos que mais do que simplesmente cobrar resultados, é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas produzam mais e melhor. Esta função passa diretamente pela capacidade que o gestor deve possuir de estabelecer relações positivas com seus subordinados e estimular o espírito de equipe.
A tarefa não é fácil, até porque a maior parte dos atuais líderes das organizações é composta de pessoas que foram formadas tecnicamente para agir em suas áreas de especialização. Quantos gestores atuais tiveram formação em comportamento humano na universidades? Quantos buscaram por conta própria este conhecimento? Quais empresas têm investido continuamente em seu grupo de gestores para torná-los mais “humanos” no relacionamento com seu pessoal?

Certamente que as respostas tendem a um crescimento na humanização do gerenciamento de pessoas. Há mais universidades ensinando além do currículo formal, mas ainda é pouco. Também sabemos de profissionais que investem não somente em cursos de MBA, mas também em sua formação como gestor de pessoas. O fato é que este processo é lento e requer muito mais do que conhecimento teórico. É preciso atitude.Um outro fator fundamental para que a gestão de pessoas seja um sucesso é oportunizar cursos de Comunicação Verbal para alavancar a performance da equipe.

História de um Profissional dedicado que trabalhava a mais de dez anos em uma empresa de pequeno porte, sempre em áreas relacionadas com a produção, até o dia que teve a grande chance: foi promovido a chefe de pessoal. No início veio um misto de euforia, contentamento e desespero. “Será que conseguirei dar conta do recado?”, pensou. A questão é que Wilson não foi devidamente preparado, e muito menos se preparou, para gerenciar um grupo de pessoas. Sua experiência era eminentemente técnica.

Até então, ele era um dos membros deste grupo, e agora, estava à frente de seus colegas. Os primeiros meses foram difíceis. Os colegas passaram a vê-lo como uma pessoa autoritária e distante. Com isso, começou a se afastar do grupo. Logo vieram as primeiras reclamações sobre seu comportamento. As pessoas diziam que ele havia mudado, tinha perdido a alegria e a eficiência de sempre. E isso era verdade.

Esse Profissional começou a agir de modo isolado, sempre reativo e nervoso. Em pouco tempo já dava sinais de estresse. O ponto alto de seu descontrole foi quando reagiu aos gritos, no meio da fábrica, por causa de um problema irrelevante. Foi aí que seu superior interveio. Demorou para fazê-lo, mas sua atitude foi educativa.Seu superio9r disse:

– Uma das virtudes dos grandes líderes é o autocontrole.

Lembre-se de que gerir pessoas é uma arte e o artista não nasce pronto. É preciso muita técnica, prática e atualização. Sucesso e bom Carnaval .