quarta-feira, 14 de julho de 2010

O stress, mal do século, pode ser somatizado e causar várias doenças até nos mais saudáveis. Tudo depende da intensidade. Se puder! Fuja do stress.

Estive conversando com o Dr. Miguita, nesta quarta-feira dia 14. Falamos longamente a respéito de vários assuntos, inclusive sobre o meu caso. Havia sim, anterormente, ouvido outros profissionais da área médica e agora, queria muito saber a opinião de um outro profissional.Fui muito boa a nossa conversa.
Meu quadro atual, diagnosticado sempre por um profissional de cada especialidade da medicina, a que me refiro:
1)Irritativa no aparelho vestibular,motivo de enjoos frequentes por causa da hiper-sensibilidade a movimentos. O tratamento é cruel feito a base de fisioterapia labirintica que tem o objetivo de mostra aos conectores do cérebro que determinados movimentos são normais. Quanto mais exercícios, menos sensibilidade a movimentos.Você se recupera ao longo dos treinamentos. Passa-se muito mal com os treinamentos. Para quem aguenta o tranco, acaba valendo a pena.
2) apinéia do sono (de 3 á 6 por noite). É quanto você acorda sem ar e no afan de respirar rápido para se recuperar da apinéia, o sistema respiratório, pelo estado de relaxamento dos músculos, acaba travando e vc quase se desespera , achando muitas vezes que vai morrer.Quem tem, apinéia do sono, sabe muito bem do que estou me referindo. Pra melhorar? Basta perder de peso ou mesmo por meio de procedimento cirúrgico que devbe ser evitado, sempre que possível.
3)Vácuo atrás do labirinto.(Essa é nova) No meu caso, provocado por uma aerofagia importante e antiga que causa queimação, irrita a faringe, laringe, pregas vocais e pçode até estender-se a um quadro de rinite.Tudo por causa da liberação do sulco gástrico. Melhora-se cuidando das causas da aerofagia que inevitavelmente provoca o chamado arroto. Uma das causas da aerofagia é a vesícula preguiçosa aliada a alimentação pesada, gordurosa ou em demasia. O arroto provogado é chato e incomoda. É o mesmo tão necessário e eficaz para os bebês quando ingerem ar no momento da amamentação.
4)Hipertensão arterial. Esta , estando fora de controle , pode provocar dor na nuca. É grave, até porque pode até ser responsável pelo temido AVC. (Acidente Vascular Cerebral-hemorrágico ou isquêmico). O AVC isquêrmico sendo agudo, pode causa um estrago danado.O hemorrágico (Deus o livre) pode ser fatal. Duas alternativas importantes pra minorar o problema. Diminuir o sal (Brasileiros consomem 4 vezes mais sal que o necessário)e dimunuir o peso(No caso dos abesos mórbidos ou não).
5)Taquicardia. Podem ter várias razões. Uma delas certamente é a azáfama do dia a dia ou um distúrbio de qualquer natureza.
6)Dispnéia Suspirosa (Sensação de falta de ar ou quando o ar não satisfaz plenamente). Trata-se de um pedido de socorro do organismo para se eliminar definitivamente de sua vida, todas as questões do dia a dia que provocam angústia, aflição, ansiedade, pessoas próximas a você que causam stress,que não são bem vindas, fatos nefastos ou coisas que o valham.
7)Estado de geral de tensão que provoca enrigecimento do pescoço e costas e é claro semblante sempre teso. Um dos remédios? Simples. Alongamento. Uma dica? Se pendurar, como macaco, pelo menos 5 minutos ao dia. Alivia e ajuda bem. Só para encerrar esta parte de doenças, fui vítima por duas vezes da VPPB. (Vertigem postural paroxística Benigna. Quem tem ou já teve, sabe do vinagre que é isso. É quando os cristais virtuais do labirinto se deslocam e passam a desinformar ao invés de informar aos conectores do cérebro sobre os movimentos.
Enfim...
Depois de muita conversa algumas questões foram definidas. Eu, a exemplo de muita gente no mundo todo, não poderia ficar alheio as síndromes mais constantes e que atingem milhares de pessoas ou até milhões. Dentre as muitas síndromes, uma delas,burnout, pelo menos não era minha conhecida, embora eu a tenha num estádio importante, chegou e instalou-se de mansinho.A sindrome de Burnout,resumidamente trata-se de um cansaço exagerado físico e mental. Até aí, nada de anormal, não fosse intimamente relacionada ao trabalho. Isso mesmo ao trabalho. E há explicação: Toda pessoa que se entrega ao trabalho, depende de outras para o perfeito funcionamento da sua atividade, com extrema habilidade para lidar com o stress dos outros, com o mau-humor dos outros, com a vaidade e com as pressões do dia a dia e ainda por cima, fazer tudo com perfeição ou sempre buscando a perfeição, corre o sério risco de ser portadora da síndrome de Burnout. Não seria o meu caso, mas...todas as pessoas importantes, de destaque, ricas e perfeccionistas, correm o risco de ter Burn-out.
Remédio? Existe sim e não é barato. Remédio natural? Também existe que é a atitude para mudar de vida.Poxa vida...o pior de tudo, é que todos estes problemas só pessoas responsáveis os possui. O vagabundos, não tem nada disso, pois são sempre os mais ocupados. Por isso mesmo, é que os americanos apregoam:Se vc tiver algo muito importante para ser feito, dê a alguém bastante ocupado, pois certamente sairá bem feito e no menor tempo possível. Se quiser vir o seu projeto parado: Basta confiá-lo a alguém desocupado. Cruel,não?
Como diz uma amiga, pra resumir e simplificar quaisquer coisas, por mais complexas que sejam: É a vida!
Há pessoas que costumam dizer: A vida sem problemas é chata.Eles existem pra testar a nossa habilidade. Porém, o stress, causado por tantas azáfamas, pode comprometer seriamente a saúde até dos mais saudáveis.Pense nisso!