quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ego inflado dos Profissionais de Comunicação.

                                (Profissionais da Latinha)


Os Profissionais do Rádio e da TV (maioria) que são os famosos e eternos aprendizes de feiticeiro, carregam um EGO super inflado o tempo todo. Por se acharem os bam-bam-bans, esses elementos estagnam na mediocridade e mergulham na ignorância. Reconheço que há falta de cursos, mas mesmo que houvesse a disposição, esses mesmos egocêntricos jamais fariam ou participariam. Antes diriam: "Não tenho interesse". "Já sei tudo". Nota-se a ignorância no termo "Já sei tudo". Quem sabe tudo? Em momentos assim, a humildade é uma palavra em desuso para os donos de "super-egos". Essas gente que faz Rádio pelo Brasil, eu caracterizaria como aprendizes eternos por falta de cursos profissionais especializados. Mas, mesmo que houvesse Cursos de Locução e Interpretação para Rádio e TV, esbarraríamos na questão já comentada que é a do  EGO. Nunca ví gente mais egocêntrica. Normalmente o camarada que faz Rádio ou TV costumar se achar melhor que os outros, mesmo não tendo nada na vida não ser ignorância a vontade. Obvio que não estou exagerando, há pessoas com uma dose grande de bom senso, mas são alguns, invariavelmente os mais inteligentes, com mais cultura e os mais sábios pois estes sim, sabem que quanto mais conhecimento, maior o discernimento para saber exatamente que ponto do universo se encontra e o que representa no universos do conhecimento. Me desculpes tantos quantos, mas um Profissional de Comunicação que não sabe distinguir Esse de Este, Onde de Aonde, Estadia de Estada, Mandato de Mandado,  Estágio de Estádio dentre milhares que homônimas, cacoetes, pleonasmos e prosódias, não teria em tese, o direito de se achar.

Falemos um pouco sobre os egocêntricos. Analise se você se encaixa  ou não, no perfil do cidadão de EGO inflado. "Egocentrismo" é um termo que faz referência ao facto de se centrar no ego (isto é, o "eu"). É a exagerada exaltação da própria personalidade. O egocêntrico faz, da sua personalidade, o centro de todas as atenções. Os psicólogos são da opinião que o egocentrismo consiste em crer que as opiniões e os interesses próprios são mais importantes que os pensamentos dos demais. Segundo estes, o egocêntrico julga-se o único a ter valor.

Leia o que diz Jean Piaget.

O psicólogo experimental suíço Jean Piaget (1896-1980) afirmou que todas as crianças são egocêntricas, uma vez que as suas habilidades mentais não lhes permitem compreender que as restantes pessoas podem ter critérios e crenças diferentes dos delas. Porém, outros especialistas não dão a mínima importância aos seus estudos.
Um exemplo de egocentrismo aparece quando entrevistam um jogador de futebol sobre um jogo e este responde fazendo referência unicamente à sua prestação, sem ter em conta a participação dos seus companheiros ou dos adversários durante o jogo em questão.

Exemplos de Profissionais de Comunicação.(Atores,atrizes, Jornalistas, Relações Públicas, Escritores, Locutores e Apresentadores em geral e Pessoas que tem um mínimo de compromisso com a a nossa língua.)