Estamos vivendo mais um feriadão. Não são todos, mas muita gente que pode, acaba emendando para aproveitar melhor estar com a família. Quantos aos cuidados nas estradas as recomendações são as sempre. Basta que você não esqueça disso.
Algumas dicas importantes para você ir e vir com segurança e tranquilidade. Viajar no feriado pode acabar se transformando em um grande estresse. Estradas com trânsito intenso, filas nos pedágios, possíveis congestionamentos, enfrentar horas e horas ao volante, enfim, razões é que não faltam para dificultar a vida do motorista nesse período de maior movimento. Todo feriadão fique atento. Confira essas dicas:
1 – Antes de iniciar a viagem é imprescindível fazer uma revisão rigorosa no seu automóvel. Cheque sempre as condições do seu veículo. Óleo, freio, pneus, direção, motor.
2 – Verifique se os documentos estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso para facilitar no caso de ser parado em uma blitz policial;
3 – Certifique-se de que o tanque do carro está cheio. Ficar sem combustível no meio da estrada é extremamente perigoso e a ajuda pode demorar a chegar. Além disso, ser pego sem gasolina na estrada pode render ao dono do carro uma multa de nível médio, equivalente a 4 pontos na carteira.
4 – Procure sair em horários alternativos. Os momentos de pico são geralmente no final do expediente comercial, às 12h e 18h principalmente. Viajando no momento de menor fluxo você evita filas extensas no pedágio e lentidão na estrada. O ideal é partir pela manhã, no meio da tarde ou após o rush, das 20h em diante.
5 – Pesquise o caminho a ser percorrido. O Google Maps é uma excelente ferramenta e que pode traçar rotas alternativas, o volume de tráfego e até mesmo a temperatura. Não deixe de imprimir o mapa e também juntar algumas canetas, as crianças vão adorar ajudar no acompanhamento do roteiro. Ficar perdido durante uma viagem é estressante.
6 – Programe algumas paradas para comer, alongar o corpo, ir ao banheiro e descansar. Você provavelmente passará algumas horas na estrada e como seu corpo se desgastará, essas paradas ajudarão a recuperar as energias.
7 – Se você for viajar com crianças, lembre-se de preparar algo para entretê-las durante a viagem. A lentidão do trânsito pode pode deixá-las irritadas, por isso, jogos ou brincadeiras são ótimas alternativas. Sempre tenha algo preparado! Outro ponto fundamental para as crianças menores de 6 anos é o uso dos equipamentos de segurança obrigatórios.
8 – Leve para a viagem um CD ou MP3 com músicas que o motorista goste. As rádios podem falhar durante o trajeto e o tédio, aliado ao cansaço, irrita facilmente quem está ao volante. Dirigir com tranquilidade e paciência é um dos primeiros requisitos para uma viagem segura!
9– Senão possuir o via fácil, leve o dinheiro do pedágio trocado. Em feriados, o fluxo nos pedágios é muito intenso e existem funcionários das concessionárias que já vão adiantando o pagamento nas filas para acelerar o processo!
10 – Se for viajar à noite, procure fazer uma parada em pousadas ou hotéis para descansar. Não deixe seu corpo ficar exausto, é muito perigoso e você corre o risco de dormir ao volante. Se a viagem for durante o dia no verão, esteja com roupas leves e óculos de sol para não sentir desconfortos durante o trajeto.
Uma vez com essas dicas em mente ou anotadas, destino definido, feriadão… É hora de botar o carro na estrada e curtir o feriadão. Seja qual for seu objetivo, se dirigir não beba e respeite sempre as leis de trânsito! Lembre-se que a ideia é chegar ao destino sem nenhum incidente e pronto para curtir com a família ou amigos. E na volta, principalmente a alguns quilômetros de casa, não fique afobado para chegar logo. Esse apavoramento de muitos condutores tem provocado muitas imperícias e imprudências gerando graves acidentes até com mortes. Pense nisso, boa viagem na ida e na volta e bom feriadão!