O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 começa às 00h do dia 04 de novembro de 2018. Se os brasileiros fossem mais comportados e atentos ao desperdício, a economia de energia seria infinitamente superior aos ínfimos 5% tão propalados. Com o horário de verão, eu fico praticamente um mês inteiro meio que perdido. Porém, respeito a opinião daqueles que gostam. Vamos aos fatos:
A partir da meia-noite deste sábado ou 00h00 deste domingo dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.
Este ano o famigerado Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio), este não se concretizou.
O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.
Quando o Horário de Verão chegar ao fim, os relógios devem ser ATRASADOS, ou seja, quando for (meia-noite), a hora deve voltar para às 23h (11 horas da noite).
O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.
O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano. É isso aí. Força na peruca!