domingo, 23 de novembro de 2014

Aos 51 anos aprendemos coisas que só aos 51 podemos saber.

Estou completando 51 anos. hoje. Muitos diriam, nossa! 51? Uma boa ideia. Outro diriam tá ficando velho hein? Outro mais generosos diriam. Poxa 51 anos de experiência. A verdade é que a partir dos 50 a sensação é a de estar descendo morro abaixo...Na subido tudo o que deveria ter sido feito ou tudo o que foi possível fazer, foi realizado, hora com sucesso, hora não! Como sobrevivi e estou chegando aos 51 anos com saúde e disposição, acho tudo bastante razoável tendo em vista que muitos na minha época estão chegando a este ponto em piores condições e outros tantos, já partiram. Desta forma, só tenho a agradecer a Deus pelo dom da vida, pela saúde, pela paz de espírito, pela oportunidade que tenho de poder levar as pessoas palavras de conforto e motivação, pelo talento, pelo trabalho de excelência, pelos amigos, pelas pessoas queridas que fazem parte do meu dia a dia, pelas filhas maravilhosas que tenho e que só me dão orgulho e por eu ser ou ao menos me considerar, uma pessoa centrada, equilibrada e do bem. Quero aproveitar para agradecer as pessoas que estavam apenas dar meia noite para me cumprimentar. Como é bom poder contar com tanta gente que gosta da gente. Vou continuar com a minha missão de levar sempre palavras de alento aos ávidos por ouvi-las. É isso aí. Ah, não haverá festa real, mas haverá muita festa de felicidade em mim, por ter vocês comigo. Muito obrigado!
Putz cheguei aos 51. E agora?

A generosidade e a gentileza podem muito em seus efeitos.



 Quanto tudo parece ir mal, quando as coisas não acontecem como o esperado, vem a angústia, o desespero, a preocupação, a aflição de se resolver tudo rapidamente e da melhor maneira possível. Neste momento é hora de parar, pensar e seguir em frente. Quem para e conta até 10 antes de quaisquer decisões, vai mais longe e com mais qualidade. Pense nisso! Observe esta colocação da maravilhosa Simone de Beauvoir.

Exercite a sua fé e seja uma pessoa espiritualizada. O mundo agradece.

Embora anti templista, sou um cristão por ter tido berço cristão e exerço a minha fé e a minha religiosidade diariamente, especialmente pela madrugada, melhor horário fala ser ouvido por Deus. Sempre tenho mais a agradecer e muito pouco a pedir, mas ao pedir sempre o faço na clareza de que a vontade não pode ser minha, mas do Pai Celestial. Quando se faz uma oração assim, muitas vezes o nosso desejo pode ser suprimido sabe por que? Porque o nosso desejo é sempre carnal e quase nunca espiritual, daí a razão, de muitos escarnecerem. Invariavelmente as religiões por questões filosóficas e outras, afastam as pessoas do mundo espiritual, quando na verdade deveríamos exercer a nossa espiritualidade, bondade, solidariedade, fraternidade e principalmente a caridade. Antes disso, impõem-se uma verdade que afunila as pessoas. Os seitários são os pregam a sua seita como absoluta e a única que leva ao céu. Os pobres fiéis acreditam nisso e se tornam reféns daquele segmento. Não permita que ninguém destrua os seus horizontes espirituais. Não procure Deus em lugares longínquos, pois Deus está dentro de cada um de nós. Me perguntaram sobre aqueles que matam em nome de uma fé, filosofia ou religião. Esses estão no mais profundo atoleiro da ignorância e da bestialidade humana. 

                                                     Pense nisso e viva melhor!  

Você sabia que em tempos modernos as pessoas estão cada vez menos saudáveis?

Preocupações com coisas que não aconteceram e nem vão acontecer, vida setendária cheia de vícios e neuroses, carencia afetiva, falta de autoconhecimento, falta de integração, falta de reconhecimento, excesso de críticas, etc.Você sabia que em tempos modernos as pessoas estão cada vez menos saudáveis? Quando faço referência a saúde, significa que estou citando a saúde física, saúde mental e saúde espiritual. Uma vida em paz, sem traumas, sem neuroses, sem distúrbios, sem caetes, sem desculpas como muleta para deixar de fazer ou fazer alguma coisa. Voce pode estar pensando.... Quem vive assim hoje em dia com todos problemas que enfrentamos hora a hora, dia a dia, mês a mês, entra anoe  sai ano? Raros são os privilegiados que conseguem reunir tudo em seu favor. Normalmente são as pessoas centradas e equilibradas que conseguem tanto. É fácil ser uma pessoa centrada? Obvio que não, pois nós somos o nosso meio. Desde criança, a nossa vida é recheada de "nãos" e de temas baseados nas dificuldades e no pessimismo, em ameaças e perigos. Para romper essa barreira, há se meditar muito e aprender a ignorar as rudezas do cotidiano. Uma coisa é certa e irá ajudar muito. Procure estar ao lado ou ter sempre por perto pessoa altruístas. Quer saber o que significa um ser altruísta?


 Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. Não é sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida comosinônimo de solidariedade. A palavra "altruísmo" foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções culturais (comoreligião e crença).

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"Nossa Língua Portuguesa". Quem tem consideração por ela?

Na vitrine deste novo tempo em que vivemos, lamentavelmente, está a certeza de que escasseia-se gente responsável com a língua e com a cultura. O interesse das pessoas, é sempre menor. A nossa língua é dinâmica, portanto temos de pensar na língua com esse mesmo dinamismo. A nossa língua não é apenas dinâmica como também mutável. As transformações da língua, muitas vezes trazem ganhos imensuráveis e em outros momentos, algumas perdas com o empobrecimento de algumas palavras que se tornam simplórias. Vale registrar que uma parcela significativa das pessoas que absorvem a cultura de uma modernidade, passa a ter um compromisso menor com o idioma, com a correção, com a ortoépia e especialmente com coesão de ideias. Para que uma comunicação seja coerente há de se fazê-la com ordenação didática tornando-a melhor compreensível. A língua hoje, não está para a sociedade como auxílio, como facilitadora da comunicação verbal ou escrita. Observa-se no dia a dia e nos veículos de comunicação (Rádio, Jornal. Revista, TV e outras mídias) um emprego descomprometido com as regras do bom funcionamento da língua, da qual faz-se uso quase irresponsável. Assim, vamos notando o empobrecimento da linguagem. É o resultado de um tempo em que não se conserva o falar bem, o hábito da boa leitura, da escrita correta, da expressividade, da clareza ao pronunciar as palavras e da objetividade das ideias.