quarta-feira, 21 de setembro de 2016

As campanhas por um trânsito melhor, tem gerado grandes resultados. Vamos continuar agindo por um trânsito melhor e mais respeito a vida! A prática da gentileza no trânsito é fundamental. Respeite a sinalização e evite acidentes.

No trânsito existem muitas regras. Normalmente nem nos damos conta de quantas são. Além das leis e das regras, há também um comportamento ético no trânsito para melhor convivência. A Lei de Gerson de levar vantagem em tudo, também faz parte do nosso trânsito no dia a dia. Vamos por parte.

Falando sobre a Lei de Gerson, isso me faz lembrar daqueles que adoram furar filas sempre!

Aqueles motoristas que adoram furar filas, são profissionais e contumazes na arte de furar a fila desrespeitando o colegas.Dão uma de "Migué" vão encostando, forçando a passagem até furar a fila. São muitos os que fazem manobras perigosas no só para furar a fila e ganhar alguns minutos no viagem ou no trajeto.Quando o motorista que está sendo furado é gentil, tudo bem, porém muitas vezes o folgadinho do fura fila, acaba esbarrando em alguém de poucas palavras, com os nervos a flor da pele e que deixou a gentileza em casa. Aí, ocorrem as famosas brigas e confusões no trânsito que também podem ser fatais. Na dúvida, seja gentil! Muitas coisas não valem a pena.

                                 Excesso de Velocidade. Perigo constante e muitas vezes fatal.

Os flagrantes de excesso são muitos. Até vão além da imaginações das nossas autoridades de trânsito. Velocidade máxima da via. 110 km. O motorista é flagrado a 206 km/hora. Pode ir além. 

 Que tal 260? Assim, fica fácil entender o por quê de tantas ocorrências de vítimas fatais. Não há o que pare a tempo um carro nessa velocidade. Já perdemos muita gente importante por conta de altas velocidades, incompatíveis com as vias.

Os proprietários de carros de luxo e possantes sentem menos a velocidade do veículo pela sensação de extrema segurança. Assim, a maioria abusa da velocidade e acaba se envolvendo em acidentes graves e muitas vezes fatais. Cansei de observar carros passando por mim nas estradas em velocidade tão superior a máxima da via, que chegava a chacoalhar o meu pelo deslocamento do vento ao passar. Muitas vezes para chegar meia hora ou uma hora mais cedo, o motorista corre riscos desnecessários, o que é uma pena. Muitas vezes o riscos são altíssimos.

                                          Bebida e Direção. Uma combinação fatal e óbvia.

O motorista que bebe, pensa que sabe do seu próprio limite. Essa sensação errônea faz com que o cidadão beba um pouco demais e imaginando estar sóbrio e consciente pega o carro e sai dirigindo. Muitas vezes sai em alta velocidade para fazer bonito. Os reflexos de quem bebe e a suposta perspicácia do motorista ficam comprometidos quando há ingestão de álcool. Muitas vezes, nem precisa ser muito. Depende de organismo para organismo. O certo é que independendo da quantidade ingerida, a bebida sempre provoca sensações incompatíveis com a direção. Assim o correto é aquela máxima que diz: se beber não dirija. Se for dirigir, não beba.

E mais.... Amigo que é amigo, não deixa o amigo dirigir embriagado. Sobre o óbvio, é uma pena que o óbvio não é óbvio para todas as pessoas e sim para as preparadas.

                                          Obediência a Sinalização de trânsito deve fazer parte da nossa ética.

Óbvio que o brasileiro tem o hábito de não obedecer a risca a sinalização. Assim, acabam sempre cometendo um abuso aqui e outro alí.  A não observância tem causado muitos problemas, especialmente redundando em atropelamentos, que acontecem aos milhares pelo país afora. É bem verdade que muitos pedestres, na pressa ou por se considerarem espertos e ágeis acabam por atravessar fora da faixa, mas há também aqueles motoristas que não observam as faixas elevadas e as faixas comuns de pedestre e muitos deles, não a respeitam. Vale lembrar que mesmo em condições onde um pedestre esta atravessando a rua, em que pese não seja na faixa, ainda assim, temos a obrigação de respeitar bem como devemos respeitar os ciclistas, mantendo distância de 1 metro e meio.

                        Leis aprovadas para a garantia dos direitos do cidadão (Idosos e Deficientes)


 Óbvio que nem sempre são respeitadas e muitas vezes a fiscalização nem existe. Neste caso, a ética de cada um de nós deverá prevalecer para a melhor convivência. É muito comum pessoas estacionarem em vagas para idosos e cadeirantes. Com a falta de ética, nem há remorso. A ilicitude é feita como se nada houvera.


Direção e Cigarro: Óbvio que fumar enquanto estamos ao volante pode ser causa de acidente. O cigarro além de prejudicial, incômodo aos demais passageiros, redundar em fumaça e cinza, ocupar dois dedos de uma mão e ainda por cima estar acesso, é responsável por muitas possibilidades de acidente nas cidades e nas estradas. 

Não subestime os perigos. Não bastasse isso, em épocas de seca e calor, muitos incêndios ocorrem por falta de cuidado e atenção dos motorista que por questão de hábito jogam bitucas acessas a margem das estradas. Muitas queimadas devastadores começaram com uma simples bituca.

Ultrapassagens Proibidas: são inúmeros os registros de ultrapassagens perigosas e de altíssimo risco.

Ao longos das estradas e rodovias não há como negar o abuso de muitos motoristas que ultrapassam na faixa. Os carros são dos mais modernos e possantes até os mais simples. Sem falar em Ônibus, Carretas e Caminhões. Tem de tudo.

Eles sempre acham que dá para fazê-lo. E muitas vezes dá mesmo. Só que às vezes, não dá e tudo acaba em tragédias. Normalmente é assim que acontece. 

Quanto a ultrapassagens pela direito, nem pensar. Trata-se de uma atitude de débil mental. Quase sempre a pressa acaba no hospital, numa cama, numa cadeira de rodas ou no necrotério. Se não foi hoje, pode ser amanhã ou depois. Os abusados acabam sempre escolhendo o pior caminho. 
                                
                    Furar sinal vermelho. Causa de muitos acidentes especialmente nas cidades.

Quando isso ocorre, em muitos casos o motorista infrator corre risco de bater na traseira de quem está na intenção de obedecer a sinalização enquanto o apressadinho na intenção de passar rápido. Ocorre que tanta pressa redunda em uma frase que já ficou famosa: a pressa do motorista que fura o sinal dura somente até o próximo semáforo na esquina seguinte.

 Como no trânsito todos somos pedestres, quando mais observarmos as regras e quanto mais estivermos atentos, menos possibilidade de envolvimento em acidentes. Aproveite e exercite sempre a direção defensiva. Ela ocorre sempre que você supõe movimentos intempestivos por parte dos colegas da direção. Para fechar essas observações vale lembrar que o uso do cinto é obrigatório e fundamental em caso de acidente, as boas condições dos freios e pneus devem ser observadas, bem como demais itens essenciais para quem vai pegar a estrada. Óleo em dia, tanque cheio, luzes e piscas em perfeito funcionamento, faróis regulados para condições perfeitas de dirigir a noite e um carro que ofereça conforto e segurança a você e sua família.Para saber mais acesse a Fanpage que está fazendo o maior sucesso com milhares de visualizações, e obtenha mais dicas importantes de trânsito: 

www.facebook.com/shoppingcarnatv