A Gasolina brasileira, além de qualidade duvidosa
com uma concentração muito alta de álcool está com o preço médio acima de R$
3,80 na maior parte do país, e chegando as rais dos 5 reais em algumas
localidades do país,(dependendo do tipo da gasolina escolhida). Tudo isso,
justamente em um momento em que o preço da gasolina está em queda no resto do
mundo. O que podemos concluir com isso?
Vamos fazer igual o quartejador. Vamos por parte.
(só pra descontrair a dramaticidade do fato).
As intervenções diretas do governo são claras e
visíveis. Sabemos disso. Porém o retorno da CIDE e a decisão da Petrobras de
aumentar o preço para refazer seu caixa, arregaçado pela corrupção instalada há
anos e anos na Estatal, tem nos deixado perplexos, e não é de hoje.
Algumas ontribuições do governo brasileiro para o
elevado preço da gasolina e para a qualidade do produto:
O setor energético é certamente um dos mais
regulados da economia brasileira. Começa
pelo fato de a Petrobras deter um monopólio prático da extração de
petróleo. Após mais de 40 anos de
monopólio jurídico (quebrado apenas em 1997), a Petrobras já se apossou das
melhores jazidas do país. Nem tem como
alguém concorrer.
Só para lembrar, depois da Petrobras, vem a ANP
(Agência Nacional de Petróleo), cuja função autoproclamada é a de fiscalizar
todo o setor petrolífero brasileiro, inclusive os setores de comercialização de
petróleo e seus derivados, e o de abastecimento.
Havemos de ressaltar ainda, toda uma famigerada onda
de regulamentações ambientais, trabalhistas e de segurança que fazem com que
abrir um posto de combustíveis seja uma atividade bastante restrita
Caso todos os impostos sobre a gasolina (PIS,
Cofins, CIDE e ICMS) fossem abolidos, o preço do litro, hoje, cairia 53%, que é
exatamente a carga tributária desses impostos que incidem sobre a gasolina.
Uma carga tributária tão voraz como esta incidindo
sobre os preços estimula a criação de todo tipos de método burlesco que
possibilita a obtenção de um máximo de receitas com um menor volume possível de
vendas do produto real. Quer um exemplo?
A gasolina batizada. Temos tão conhecido por nós.
O argumento é que o diesel é um "combustível
social" por ser utilizado no transporte público e no transporte de cargas.
Os empresários donos de concessões de ônibus e de transportadoras agradecem.
Por conta desse subsídio ao diesel, é proibida a circulação de carros de
passeio movidos a diesel.
Quem já foi à Europa sabe que veículos de passeio a
diesel não apenas são muito comuns por lá.
No Brasil, os únicos automóveis que podem utilizar o
diesel são aqueles vistosos utilitários, de propriedade apenas dos mais
ricos. Justamente por serem considerados
"veículos utilitários", e não veículos de passeio. Casos das
caminhontes, inclusive as de luxo.
Quanto ao teor de álcool na gasolina, analise
comigo. quanto maior o volume de álcool na gasolina, maior é o consumo, pois o
álcool possui menos poder calorífico em relação à gasolina. Isso faz com que
seja necessária uma maior quantidade de combustível para que o motor realize o
mesmo trabalho. Ou seja, seu carro
consumirá mais e você terá de reabastecer com mais frequência.
Quer mais? O álcool é péssimo para o motor, pois é
corrosivo. Isso afeta tanto a bomba de combustível do carro quanto a vida útil
dos componentes do sistema de injeção. Os motores a gasolina, caso do meu
carro, não foram calibrados para tamanho teor de álcool, e nenhuma pesquisa de
campo concluiu que os microprocessadores da injeção eletrônica têm a capacidade
de processar uma mistura contendo mais de 25% de álcool para chegar a uma
mistura ar-combustível ideal.
Consequentemente, haverá a tendência de a mistura ar-combustível ficar
mais pobre, gerando redução de potência e hesitações sob aceleração.
Se você quiser continuar comprando gasolina com
"apenas" 25% de álcool, você terá de desembolsar mais para comprar a
gasolina Premium, que não foi agraciada com essa resolução do governo. Seu litro custa bem acima de R$ 4 na maioria
das cidades brasileiras. Neste domingo, eu paguei R$ 4,20.
Atenção: utilizar essa nova gasolina com 27% de
álcool em motores anteriores a 2003 pode ser um risco, pois as peças desses
motores não foram fabricadas para suportar esse ataque químico.
Como consequência disso tudo, no Brasil, todo
proprietário de veículo de passeio, de um simples Corsa até o Ford Fusion, é
obrigado a colocar álcool no seu carro.
Nos EUA, cujo setor petrolífero é dominado por
empresas privadas "malvadas e gananciosas", o preço da gasolina caiu
e voltou ao mesmo valor nominal de dez anos atrás. Hoje, um litro de gasolina nos EUA está
custando, em média, R$ 1,90. Já no
Brasil, cujo setor petrolífero é controlado por uma estatal que ama os pobres,
o preço da gasolina está hoje no maior valor da história do real, ultrapassando
a casa dos R$ 4,00 reais o litro. Onde vamos parar?