quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Terminando o Outubro Rosa e começando o Novembro Azul. A prevenção sempre foi, atualmente é, e continua sendo o melhor remédio.

Neste mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. Trata-se de uma campanha importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce, a exemplo do que ocorreu com o Outubro Rosa na prevenção ao câncer de seio e colo de útero.
No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.
Entenderam a razão de encontrarmos vários gifs com chapéu, bengala, bigode e até barba? Mas, são detalhes de marketing da campanha.
O câncer de mama está para as mulheres como o câncer de próstata para os homens. Vale lembrar que entre os homens este é o segundo tipo de câncer mais comum, perde apenas para o de pele. E, infelizmente, também é o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.
Atenção: a partir dos 50 é indicado que os homens passem a fazer testes de toque retal e laboratorial. Para o grupo de homens negros e com parentes que já foram diagnosticados com a doença é melhor começar os exames aos 45. Os fatores causadores da doença podem ser genéticos, hormonais e ambientais ou hábitos alimentares como dieta rica em gordura e pobre em verduras e vitaminas, sedentarismo e excesso de peso. Veja as diferenças que o seu urologista percebe em segundos por meio do toque.
A próstata é um glândula do corpo e seu crescimento anormal e doente podem causar:Fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.                

O importante mesmo é deixar o preconceito de lado e fazer o exame do toque. Há quem prefira o PSA por ser cômodo. Porém segundo especialistas o toque ainda é a forma mais eficaz para se detectar o problema ainda no início. Previna-se contra o câncer de próstata.