sábado, 18 de março de 2023

HÁ QUEM DESPERDICE O TEMPO PRESENTE, PENSANDO SOMENTE EM COISAS DO PASSADO OU DO FUTURO?

                                           (TV Tropical de Londrina-Hora das Cooperativas)

É bem comum, talvez bem mais do que a gente imagina, que algumas pessoas desperdicem o tempo presente se preocupando excessivamente com o passado ou o futuro. Essa tendência pode ser observada em diferentes níveis e pode ter diferentes efeitos na vida da pessoa.

Por exemplo, algumas pessoas podem se fixar tanto em eventos passados que acabam se tornando incapazes de viver plenamente no presente. Elas podem se lamentar constantemente por coisas que não podem mudar ou se sentir presas em ciclos de remorso e arrependimento. Esse comportamento pode impedir que elas aproveitem as oportunidades que a vida presente oferece e, em alguns casos, pode até levar a problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

Da mesma forma, algumas pessoas podem gastar uma quantidade excessiva de tempo e energia se preocupando com o futuro. Elas podem passar dias e semanas se preocupando com o que pode acontecer, tentando antecipar todos os possíveis resultados e se preparando para as piores eventualidades. Isso pode levar a um estado de ansiedade constante e pode impedir que elas aproveitem a vida no presente.

É importante notar que, em certa medida, é natural e saudável pensar no passado e no futuro. Refletir sobre o passado pode ajudar a aprender com experiências anteriores, enquanto planejar para o futuro pode ajudar a alcançar metas e objetivos. No entanto, é quando essas reflexões e planos começam a interferir na vida presente que se tornam um problema.

Por fim, é importante lembrar que cada pessoa é única e tem sua própria maneira de lidar com o passado e o futuro. Algumas pessoas podem encontrar conforto em refletir sobre o passado ou planejar o futuro, enquanto outras preferem viver plenamente no momento presente. O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para cada indivíduo e que permita que eles aproveitem a vida ao máximo.