domingo, 28 de junho de 2015

Corrupção, Propina, Improbidade, Formação de quadrilha..nunca essas expressões foram tão comuns a nós brasileiros quanto , atualmente!

Temos noticiado diariamente escândalos em todos as áreas, especialmente no setor público. São tantos que o MP tem trabalhado incansavelmente na tentativa de apurar os casos e punir os responsáveis. O menos mal é que ultimamente gente que jamais passaria perto de um prisão, está dentro dela e sob as normas das prisões e sem regalias(quero crer). É importante que tenhamos consciência de que o crime não compensa. Para isso, não basta a prisão mas sim a devolução em tempo recorde de tudo o que foi roubado bem como uma multa como prova de que realmente o crime não compensa. As pessoas probas, ao invés de se calarem ou mesmo aceitarem as mais diversas formas de corrupção, devem sim denunciar. Só assim, por meio da denúncia vamos melhorando aos poucos o nosso país e as pessoas. A lei de Gerson (de levar vantagem em tudo) nunca esteve tão presente na vida dos brasileiros. Quem não gosta de levar vantagem de alguma forma? Em que pese seja bom levar vantagem, há aquelas em que a sua vantagem transforma-se em desvantagem para a outra pessoa. O seu bem vem por meio do mal de alguém. Toda sorte de desgraça, desmando e falta de tudo no país tem seus mentores. São os locupletadores do dinheiro público que praticamente, pelo tamanho da usura, conseguem minar o país, mesmo o Brasil sendo tão grande e tão rico. A corrupção, a propina, a falta de probidade, gente que forma verdadeiras quadrilhas para roubar o erário são temas absolutamente na moda. O pior de tudo é a cara de pau com que muitos agem. Alguns até se fazem de inocentes. Este preâmbulo, é para falar da minha indignação com o tema que foi  matéria do Fantástico (28/06/2015) sobre a liberação de vidros blindados que não protegem como deveriam. Para a liberação fraudulenta contam, segundo a matéria, pagamentos de propina em dinheiro e depósitos bancários em contas de profissionais ligados ao Exército em Brasília. Para mim, o Exército Brasileiro é considerado instituição máxima de proteção aos homens de bem e ao patrimônio. Queira Deus dois ou 3 não sejam suficientes para manchar o nome de uma instituição de tamanho quilate. Quanto a licitações fraudulentas? Lugar comum. Cabe a ministério público punir ferozmente os responsáveis.

 

Numa ocasião, uma repórter perguntou a Presidente Dilma sobre o tama lá, dá cá...ela não gostou da pergunta e fez outra pergunta a repórter. Se você me explicar o que é toma lá, dá cá eu respondo pra você. Que coisa feia, se fazer de desentendida. Agora, Dilma e comitiva estão em viagem oficial para reuniões e abertura de mercado para a venda de produtos brasileiros lá fora e tentativas de trazer investidores para o Brasil. Tudo me parece algo tão distante e inócuo quando vejo as movimentações. Tudo tem cheiro só de passeio, apesar de estamos vivendo a beira do abismo. A primeira reunião foi feita com brasileiros que moram nos EUA. Quero muito estar enganado. Por outro lado, fica a pergunta. Depois de todos os escândalos, perdas e danos, o que será da Petrobrás?