quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

2018 que está começando, estamos vivendo a primeira semana, terá 9 feriados. Um já foi. Fique atento para que você possa se programar e curtir melhor os feriados do ano!

Os feriados tratam-se de uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião ou classe trabalhista. Eles são definidos por níveis federal, estadual, distrital e municipal, tudo depende a importância da data comemorada. Esses feriados podem ser determinados obrigatórios para todos, ou facultativos, ou seja organizações tem a liberdade para acatar ou não a dispensa do trabalho. O ano de 2018 está apenas começando e já dá para programar todas as folgas do ano. Serão ao todo 9 feriados nacionais, sem contar os estaduais e municipais como o do Dia da Consciência Negra e os aniversários das cidades. Um dos 9 feriados um já foi. 1° de janeiro: Confraternização Universal e dia mundial da paz. Para sorte de muitos, apenas dois feriados caem no sábado ou domingo. Quatro deles cairão em sextas-feiras e 2 em segundas-feiras. Cinco dessas datas serão em terça ou quintas, proporcionando os tão aclamados feriados emendados. Bom, levando isso em consideração, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores todos os feriados que teremos em 2018. Já pode ir preparando as malas para as viagens. Próximos feriados:
30 de março: Paixão de Cristo
21 de abril: Tiradentes
1° de maio: Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro: Independência do Brasil
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro: Finados
15 de novembro: Proclamação da República
25 de dezembro: Natal
Muitos empresários e trabalhadores fazem confusão entre feriados e pontos facultativos. O ponto facultativo é onde o empregador tem o poder de decisão se dará ou não o dia de folga para seus funcionários. Já o feriado é uma data decretada e oficializada em calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa do serviço nesses dias. Nas datas em que o ponto facultativo é acertado, os órgãos do governo não decretam folga como acontece com os feriados municipais, estaduais ou federais.