domingo, 28 de janeiro de 2018

Tenho recebido centenas de perguntas de pessoas de todo o mundo. Os temas são os mais variados. Até o momento, foram 778 indagações. Vou responder aos poucos, conforme a disponibilidade de tempo. A pergunta de hoje é complexa. Qual o sentido da vida?

                     
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. Segundo P. Tiedemann, ela demarca a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo"...Mas, apesar saber que o sentido da vida demarca a interpretação do relacionamento entre nós e o mundo, os internautas já sabem. Eles querem mais. O que eu penso sobre o tema? Vamos lá meus amigos do Blog. e Obrigado a todos por acompanhar minhas publicações e participar e compartilhar. Vou discorrer um poucos sobre meus pensamentos e o sentido da vida.
As respostas podem ir ao infinito, depende muito do campo intelectivo de análise.
Talvez esta, seja a mais antiga e mais intrigante pergunta da humanidade, praticamente sem ter uma resposta absoluta. Não estou aqui para explicar, convencer, concluir ou dar um veredicto, mas sim para fazer você pensar.
Eu já me fiz essa pergunta muitas vezes.
Qual o sentido da vida?
Digo; o sentido verdadeiro, é complicado e pouco compreensível a nossa vã folosofia...
E supondo que você também tenha se perguntado isso, fica aqui um convite para uma viagem rápida pelos nossos sentidos:
Então, vamos viajar?
Eu comecei a observar as coisas no meu redor...Natureza, Animais, principalmente as pessoas...Cada um andando por aí....Indo para o trabalho, para escola, falando ao celular, ouvindo música, brincando com o cachorro, namorando ou em momentos de lazer...Fazendo algum exercício, inventando coisas...
E pensei e questionei acerca de várias coisas:
O que move essa gente? Por que fazem todas essas coisas? Por que fazemos o que fazemos? Por que somos como somos? Qual o nosso significado no mundo? Por que uns vem e vão tão depressa? Por que nossa mente não chega a verdades absolutas? Porque sofremos?
E depois de muitas observações, reflexões e  conclusões relativas...Apenas uma e somente uma considerei como razoável  mas longe de ser plena. Ainda assim agradou-se bem...
A morte...Sim, a morte...O sentido da vida pode estar na morte...
É uma palavra forte, impactante, sabemos disso. Muitas vezes uma palavras assustadora, eu sei....
Mas, a morte define bem muitas de nossas ações ...
Quer dizer que morrer é bom?
Claro que sim, desde que a morte chegue num momento em que a vida deixa de fazer sentido e torna-se insuportável.
Quando isso acontece? Na velhice? Na doença? Na loucura? Na tristeza?
Não sei exatamente quando, porém percebemos que  muitos partem não querendo partir pelo ineditismo do desconhecido e outros partem sabendo que a morte do corpo é a única forma de liberdade para uma alma cansada e um espírito cheio de outras vontades, não encontráveis mais por aqui.
Por qual outro motivo faríamos tudo que fazemos nessa vida? É o fato de saber que um dia morreremos que nos faz dar valor ao que nos cerca e  nos faz lutar por isso? É por saber que um dia morreremos mais cedo ou mais tarde?  Por que amamos, perdoamos, sorrimos e choramos?  O que sonhamos, é justamente por saber que não temos todo o tempo do mundo? E por que esse desejo de aproveitar esse precioso tempo que temos enquanto viventes? Por que  corremos tanto atrás dos nossos objetivos, se a finitude é certa?
Entendeu  os motivos que nos fazem tristes em muitos momentos?
Quando um erro nos coloca mais distantes de um sonho ou de alguém, passamos a ter consciência  de que há coisas que realmente não voltam mais...Nosso tempo é limitado e curto, embora, nunca seja tarde para se começar algo ou recomeçar. Assim sendo vamos nos mirar em coisas boas. Nunca nos arrependemos por ser bons.
Então???
Ame, Perdoe, Sorria e  aproveite e esteja sempre por perto de quem você ama, faça algo de bom para as pessoas...
Por que???
Porque quando tudo isso acabar e partirmos. O que ficará, será apenas o que você foi para as pessoas. A importância que teve na vida de cada uma delas e para o mundo. Suas ações...
Ainda assim, com a inexorabilidade do tempo,  a maioria passará a ter vaga lembrança de nós.  Para alguns poucos, mesmo que não esteja em presença, continuará vivo na memória, especialmente daqueles que viveram grandes momentos e emoções com você. Uma das formas de manter esse chama acesa é arrancando sorriso das pessoas. Quem tem a virtude de fazer alguém sorrir, tem o dom de transformar almas pesadas em almas leves,  Espíritos opacos em brilhantes e uma vida escura em luz, aflição em paz, ódio em amor.  Perguntas pelo email: agendadopensamento@gmail.com